Parque inaugura nova etapa da galeria circuito da Galeria Curto Circuito de Arte Pública

Parque inaugura nova etapa da galeria circuito da Galeria Curto Circuito de Arte Pública

_______
05/06/2018

O Parque Tecnológico da UFRJ inaugura no dia 6 junho a segunda etapa da Galeria Curto Circuito de Arte Pública, uma parceria da instituição com a Escola de Belas Artes (EBA/UFRJ) que vem transformando os 350 mil metros quadrados do Parque em uma área de experimentação da arte, tecnologia e inovação.

 

Serão quatro novas obras no espaço, totalizando, neste momento, 10 trabalhos de alunos e professores da Escola de Belas Artes. A maior parte das peças é interativa e pode ser usada como mobiliário urbano pelos visitantes e funcionários do Parque e de suas empresas. Nesta nova fase, os artistas Bruno Life, Cristiano Nogueira, Jandir Leite Moreira e Thales Valoura apresentam seus projetos com inspirações que vão desde memórias da infância a escolhas e dualidades da vida.

 

Além disso, o ambiente conta com 24 esculturas da exposição “Memórias do Boto” e um pavilhão com intervenções desenvolvidas pelo Laboratório de Modelos e Fabricação Digital (LAMO) e pelo Laboratório de Intervenções Temporárias e Urbanismo Tático (LabIT) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFRJ).

 

Na primeira etapa do projeto, patrocinada pela empresa Vallourec, o Parque abrigou 16 obras de alunos e professores da EBA e de artistas reconhecidos nacional e internacionalmente.

 

Evento de inauguração

Dia 6 de junho, às 10h, no auditório do Parque Tecnológico da UFRJ. Na data, haverá uma mesa redonda sobre arte, tecnologia e inovação com especialistas e artistas participantes da nota etapa da Galeria. Entre eles, a diretora da Escola de Belas Artes, Madalena Grimaldi, e o professor Jorge Soledar, que falará sobre arte pública e contemporânea.  

 

Sobre o Parque Tecnológico da UFRJ

O Parque Tecnológico da UFRJ é um ambiente de inovação dentro da UFRJ que permite a interação entre a universidade e as empresas, transformando conhecimento em emprego e renda e oferecendo produtos e serviços inovadores para a sociedade. O Parque abriga, atualmente, 66 instituições. Hoje estão instalados centros de pesquisa de 16 empresas de grande porte nacionais e multinacionais, 9 pequenas e médias, 6 startups do programa CrowdRio, além de 9 laboratórios da própria UFRJ. No Parque, está instalada também a Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ, que, atualmente, abriga 27 start ups. Em seus mais de 20 anos de atividade, a Incubadora já apoiou a geração de 110 empresas, responsáveis pela geração de mais de 1380 postos de trabalho altamente qualificados. 

 

http://www.inovacao.ufrj.br/index.php/noticias/647-parque-inaugura-nova-etapa-da-galeria-circuito-da-galeria-curto-circuito-de-arte-publica

Noticias

Innovación Social en Bruselas este pasado septiembre
Martes 02/10/2018
LASIN, SEASIN y Common Good First, se reunieron este pasado septiembre en Bruselas. 
Libro LASIN: Resultados y reflexiones
Jueves 27/09/2018
En el libro LASIN se encuentra toda la experiencia acumulada como parte del proyecto, la cual ha sido recogida para promover las actividades del proyecto y resultados.
Creando una red global para la Innovación Social Universitaria
Lunes 24/09/2018
Este pasado 6 y 7 de septiembre se realizó en Bruselas un encuentro con el objetivo de crear una red global para la Innovación Social Universitaria